quinta-feira, 28 de maio de 2009

A cura do leproso Namã (mensagem de Jesus)

A cura do leproso Namã (mensagem de Jesus) 2 Reis 5. 1-19. A lepra sempre foi considerada uma doença terrivel, e era considerada para DEUS uma espécie de pecado. O leproso era isolado distante de seus amigos e familiares, não podia frequentar escola ou trabalho como qualquer ser humano. A bíblia fala das leis acerca do leproso no capítulo 13 do livro de Levítico, e no capítulo 14 do velho testamento, fala das leis acerca do leproso depois de sarado. Mas Deus podia fazer tudo por Naamã.
Na Síria o general Naamã que era chefe do exército do rei da Síria, e era considerado um grande homem diante de seu senhor, e de muito respeito, vivia com sua família e com seus servos. Naamã era grande perante a população de seu país, porém era leproso, e não tinha uma pessoa que pudesse ajudá-lo, a doença vinha lhe consumindo dia após dia, a medicina não podia fazer nada por ele, pois era uma doença incurável. As tropas do rei da Síria capturaram uma menina, que era serva de DEUS, e essa menina ficou ao serviço da mulher de Naamã. A menina quando viu o estado lastimável que se encontrava Naamã devido a enfermidade, e sem rancor no coração, e só pensando em fazer a obra de DEUS, porque disse: QUEM DERA que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: Ele o curaria da sua doença ( LEPRA). Aquela menina estava na casa de Naamã como prisioneira de guerra e serva da mulher de Namã, mas acima de tudo ela sabia em seu coração, que em primeiro lugar ela era serva de Deus. E, essa é a nossa esperança, e o nosso clamor, QUEM DERA que os meus filho, quem dera que minha esposa ( meu esposo), quem dera que todos os meus parentes, quem dera que meus colegas de trabalho, quem dera que meus vizinhos, quem dera que meu país, quem dera que cada habitante do planeta estivesse diante do Senhor Jesus, que não é apenas profeta, que não é apenas sacerdote mas o sumo sacerdote do deus altissimo, que não é apenas rei, mas rei dos reis e acima de tudo é o filho de DEUS. E, Jesus não está apenas em Samaria, ele está presente em todos os lugares, pois ele é onipresente, mas o lugar que ele deseja realmente estar presente, é no seu coração, na sua vida, pois ele quer, perdoar os nossos pecados, restaurar: A nossa saúde; a nossa paz; a nossa alegria e principalmente a nossa comunhão com o Espírito Santo de Deus.
O rei da assíria deu uma carta de apresentação a Naamã para que ele entregasse ao rei de israel, contando sobre a doença que estava afetando Naamã, e para que o rei de Israel curasse Naamã de sua lepra, mas o rei de israel não podia curá-lo. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas roupas e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para eu restaurar um homem de sua lepra. Ouvindo o homem de Deus (Eliseu) que o rei rasgara as suas vestes, disse: deixa-o vir a min e saberá que há profeta em Israel. Deus enviou seu filho amado para nos salvar e libertar, na cruz morreu por nossos pecados, mas no terceiro dia ressuscitou, porque ele vive nós não necessitamos mais procurar um homem de Deus, pois alcançamos Deus orando, , clamando a Deus em nome de Jesus. Naamã com seus cavalos e seus carros parou a porta de Eliseu, esperando ser recebido com honra na casa de Eliseu. Mas eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no rio jordão e tua carne ficará purificada, estarás curado. Naamã esperava que o profeta fosse até ele, invocasse o nome do senhor seu Deus, e passasse a sua mão sôbre o lugar e ele ficasse curado.Nós não podemos criar normas para Deus agir, muitas pessoas não são curadas porque elas determinam no seu coração como será a operação de Deus. Deus age na hora que ele quer e conforme ele quer, e operando Deus ninguém pode impedir. Naamã esperava ser recebido pelo homem de Deus, mas veio apenas um mensageiro, e quantas vezes a mensagem de Deus para as nossas vidas é um louvor inspirado pelo espírito Santo de Deus, vem através da leitura ou de uma pregação da palavra, ou através de uma oração ou glorificação de um irmão. Naamã sabia que precisava de um milagre, e só precisava obedecer, só precisava mergulhar sete vezes no rio jordão. O ato de obedecer parecia tão fácil, mas o rio jordão comparado com os rios da Assíria era sujo e ele precisava se despir, tirar as suas roupas, medalhas e condecorações e mostrar a sua enfermidade, na realidade o que Deus queria de Naamã é o que ele quer de cada um de nós, que venhamos arrancar de vez de nossas vidas: o orgulho; a vaidade; o pecado e tudo aquilo que não glorifica o nome de Deus.
Quando Naamã obedeceu e deu os sete mergulhos no rio jordão, sua carne ficou como a carne de um menino e ficou purificado. Ele so precisava obedecer para ser abençoado, para que o milagre de Deus ocorresse em sua vida, e é isso que deus espera de cada de um de nós, obediência, e se obedecermos a palavra de Deus veremos, sinais e prodígios ocorrerem em nossas vidas, veremos os milagres de Deus e no porvir a vida eterna com Cristo Jesus, onde só teremos: Gozo, paz e alegria.

Um comentário: